Avançar para o conteúdo principal

Dicas de Layout - Salas

Dicas essenciais para mobilar a sua sala:
  • A fita métrica deve tornar-se a sua melhor amiga! Tire cuidadosamente as medidas à sala e faça um esboço da planta. Indique onde estão as janelas, os pontos de luz, a tomada da TV, desenhe os móveis que já tem e deseja manter e imagine onde irá colocar o mobiliário que vai comprar.
  • Tendo em conta as suas necessidades, faça uma lista do que será indispensável. Defina se precisa de uma mesa familiar ou uma mesa mais pequena, se precisa de uma zona de trabalho na sala ou se dá preferência a uma boa zona de lazer.
  • Faça um orçamento de quanto pode gastar em cada peça, lembre-se que não necessita de comprar tudo de uma vez! Defina o essencial como a mesa de jantar, as cadeiras, um sofá... Novas colecções saem todos os anos, vamos ter sempre desejos e vale a pena guardar algum espaço e dinheiro para essas tentações!! A sua decoração será sempre um work in progress!
  •  
    Não se esqueceu da fita métrica pois não?! Quando estiver nas lojas meça o mobiliário e tenha em atenção os espaços de circulação que deseja manter.
Entre a mesa e a parede deve reservar um corredor de, pelo menos, 70 cm, entre a mesa e um aparador o espaço deve ser maior, 85 a 120 cm. Se colocar um tapete na zona de refeição tenha em atenção as suas medidas, deverá permitir que as cadeiras deslizem com facilidade sobre a sua superfície.
 
Na zona de estar, se o espaço entre o sofá e a mesa de centro for pequeno, escolha uma mesa com cantos arredondados para evitar esbarrar nas esquinas. Utilize materiais leves como o acrílico, vidro ou espelho para criar a ilusão de espaços maiores.
Outras medidas que deverá ter em conta:

  • Nas restantes zonas de circulação principal reserve 60 cm
  • Quando estiver sentado no sofá, o nível do olhar deve ser o centro da TV.
  • O centro de um quadro, fixado na parede, deve estar ao nível dos olhos.
  • Para criar um ambiente mais acolhedor, se colocar um candeeiro sobre a mesa de refeição, opte por suspende-lo ente 75 a 85 cm do tampo da mesa.
 
 

 



TOP 10

Ana Antunes no Querido Mudei a Casa

Ana Antunes é uma decoradora cujos trabalhos ficaram amplamente conhecidos graças ao famoso programa de televisão Querido Mudei a Casa  , um sucesso de audiências no mundo dos programas Home Makeover.   Os seus trabalhos são muito apreciados pelos candidatos que ficam sempre surpresos com as transformações! O seu estilo é romântico, os ambientes que recria são, na sua maioria, leves e femininos. Os tons pasteis são a base das decorações que serão mais ou menos coloridas em função do gosto dos candidatos. As transformações são sempre inspiradoras!   Pessoalmente identifico-me mais quando a "querida" Ana Antunes se afasta dos ambientes românticos e apresenta projetos mais vanguardistas e contemporâneos, ecléticos ou retro .  Gosto da introdução de boas peças de design e de materiais mais robustos, como a madeira, o vidro, o espelho ou o acrílico, em detrimento dos ambientes neutros e lacados.   Eis os meus preferidos:  

Cinco dicas para um ambiente acolhedor

Hoje quero partilhar cinco ideias que vão tornar as suas noites mais quentes e o seu quarto mais acolhedor! O Inverno é a altura ideal para "retocar" a sua casa, apostando em cores quentes, tecidos densos e texturados, aposte em pequenos detalhes que fazem a diferença.   1ª - Mantas de pêlo (sintético ou natural);   Conforto e sofisticação. No mercado, existem diversas opções. São bastante quentes, confortáveis e enriquecem a decoração embora, não sejam muito aconselháveis para quem sofra de alergias. Confira sempre as instruções de lavagem e manutenção para que o pêlo permaneça bonito e lustroso.       2ª - Mantas de lã com estampas e bordados decorativos; Igualmente quentes, são mais práticas do que as mantas de pêlo. Formam menos cotão e ocupam menos espaço quando as quiser guardar. As peças de lã são sempre delicadas, mais uma vez, tenha em atenção as instruções de lavagem.             3ª - Mantas de lã tricotadas;

Entre Tiffany e Chanel

O apartamento pertence à famosa ilustradora Megan Hess , conhecida pelos trabalhos realizados junto das mais prestigiadas marcas e designers do mundo - Chanel, Dior, Cartier, Montblanc, Tiffany and Co , etc... Quando vi as fotografias deste apartamento, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o chão. Em contraste com o ambiente branco e luminoso, o chão deu um tom à decoração... Uma decoração dramática e teatral.     Desenhos da ilustradora:  

Casual Chic da Decoração

Portugal é um dos poucos países da Europa que não utiliza o tijolo aparente. Com a Revolução Industrial na Europa Ocidental e mais tarde nos Estados Unidos, a produção do tijolo massificou-se e as pequenas oficinas deram lugar a grandes fábricas que permitiam a sua produção a baixos custos. O uso do tijolo generalizou-se de tal forma que era deixado à vista, de forma aparente, quer no exterior, quer no interior das casas. Até hoje permanecem intactos edifícios da era industrial. Em Nova York, os lofts eternizaram este estilo muito próprio: sofisticado e simultaneamente descontraído.  

Ouro sobre Azul

 O contraste entre cores intensas é a imagem de marca da decoradora portuguesa Ana Cordeiro ! Este apartamento no Chiado, em Lisboa, é um exemplo da forma como a decoradora brinca com as cores.